Cabo Frio é surpreendente. A cidade, localizada na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, fica muito bem localizada entre suas vizinhas: Arraial do Cabo e Búzios. Mas, o que muitos não sabem é que em Cabo Frio o viajante pode explorar um turismo diversificado e que vai além do óbvio de Sol e mar.
Quando falamos da cidade, as praias são as principais atrações que vem à mente: Praia do Forte, Praia das Conchas e a paradisíaca Ilha do Japonês são as mais frequentadas e conhecidas, mas o que podemos explorar em Cabo Frio além das praias?
Separamos cinco dicas para unir o que há de bom em Cabo Frio, mas sem perder também o gostinho do que é tradicional. Confira:
Caminhe pelo bairro da Passagem
Reserve uma tarde para explorar o bairro da Passagem que é cheio de história e tem uma beleza arquitetônica ímpar. Apenas como curiosidade, Cabo Frio é a sétima cidade mais antiga do Brasil, o que expõe uma grande herança da colonização portuguesa.
O bucólico local surgiu como ponto de apoio para a travessia no Canal Itajuru, que é um canal com seis quilômetros de extensão navegáveis que ligam a Lagoa de Araruama ao oceano Atlântico. Esse passeio pelo bairro pode ser feito a pé tranquilamente pela orla da Passagem passando pelos belíssimos casarões coloniais do século 19 com portas e janelas coloridas. Um local delicioso para aproveitar e fazer diversas fotos instagramáveis e se adentrar na história que ficou eternizada nas ruas. No bairro ainda há uma grande variedade de restaurantes, lojas e bares para explorar.
Experimente o surf na areia
Já pensou em surfar na areia? A Duna Mãe, localizada no Parque Estadual da Costa do Sol, patrimônio natural entre as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, é um local para se explorar além das praias. A Duna Mãe é a maior isolada do sudeste brasileiro e pode ser uma excelente pedida para a prática de sandboard ou, o popular “surf na areia”. Outra opção é fazer o passeio de quadriciclo pelo tobogã natural e aproveitar os 33 metros de altura da Duna para admirar o pôr do sol. Um passeio incrível que pode deixar reservado para uma manhã ou uma tarde, se quiser assistir o espetáculo do pôr do sol.
Visite uma gruta para chamar de sua
A Gruta do Vigia é um local ainda pouco explorado que pode ser acessada por uma trilha moderada a partir da Praia do Peró, praia adorada por surfistas com sete quilômetros de águas limpas e de temperatura amena. Para chegar a pequena gruta o acesso se dá pela trilha do Morro do Vigia e, por ser uma caminhada moderada, muitas pessoas acabam explorando pouco a gruta. O local é lindo e vale passar um tempo apreciando a gruta em meio as águas límpidas de cor azul esverdeada que Cabo Frio oferece.
Se aventure pelo Morro do Vigia
O Morro do Vigia, entre as praias do Peró e das Conchas, é uma excelente oportunidade de trilha para aproveitar vários pontos com vistas imperdíveis da bela região dos Lagos. Pertencente ao Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, o local faz parte das dicas de ecoturismo de Cabo Frio com o intuito de explorar a fauna e flora com foco na preservação do patrimônio natural brasileiro.
A trilha é tranquila e qualquer pessoa com o mínimo de condicionamento físico pode se aventurar a fazer. Ela funciona de maneira circular e o caminho é indicado por setas amarelas. O passeio contempla o Mirante das Conchas, Mirante do Peró, Pesqueirinho e o Buraco do Sargo.
Aprecie a culinária local
Quando falamos de gastronomia é muito comum todos os restaurantes e bares da cidade se reinventarem a todo o momento. Pensando nessa premissa, ao visitar Cabo Frio, vale apostar nos restaurantes tradicionais, mas experimentar pratos diferentes. Um dos pratos típicos é a Sardinha Frita que chegou a ser finalista do concurso das sete maravilhas da gastronomia do Estado do Rio de Janeiro. No Mané Paixão Bar e Restaurante, com mais de 20 anos de tradição em Cabo Frio, é possível experimentar diversos pratos que unem a gastronomia fluminense à culinária praiana. O viajante pode optar pelo delicioso filé de peixe desfiado com tempero do chef, um dos mais pedidos da casa, ou até mesmo um típico bolinho de feijoada com estilo de gastronomia bastante carioca. O restaurante fica no bairro da Passagem, aquele que comentamos anteriormente e explora a arquitetura lusitana do século 19.