Cabo Frio adere a uma tendência mundial: o Turismo Sustentável.
Viajar pode ser considerado um ato de geração de propósito. Você já ouviu falar de Turismo Sustentável? De acordo com um levantamento do relatório Global Sustainable Tourism Market, da Report Linker, viagens consideradas tradicionais têm perdido espaço entre as preferências dos viajantes, sendo substituídas por viagens com experiências autênticas e oportunidades de viver o local de forma “real”. O relatório avalia que no período entre 2019 e 2023, o estilo de turismo considerado sustentável segue uma tendência de crescimento mundial, deixando para trás o turismo clichê com pouco aprofundamento. O curioso é que atualmente, o Brasil conta com 334 unidades de conservação com projetos de turismo sustentáveis, sendo apenas 53 abertas à visitação.
Apesar de ainda sermos novatos nesse ramo, Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos no Rio de Janeiro tem um grande potencial para a exploração do turismo sustentável com oportunidades turísticas que focam em ecoturismo, turismo náutico, turismo sociocultural e regionalizado.
Mas, o que é Turismo Sustentável e como é possível agregá-lo na experiência do viajante?
Quando falamos em geração de propósito podemos adentrar diretamente a esse tipo de turismo. Essa prática sustentável vai de encontro ao desenvolvimento de qualquer atividade que mexa com a consciência humana em relação a efeitos diversos.
Quando fazemos uma trilha ecológica, por exemplo, além da intenção de explorar o local com outros olhos, ainda há toda a necessidade de contribuir para que o ecossistema seja preservado e valorizado. A exploração de recursos naturais com foco em contemplação e, sem que o turista interfira nesse ambiente, é uma das maneiras de viver esse tipo de turismo.
Muitos pensam que Turismo Sustentável está ligado somente à natureza, mas isso é mero achismo. Podemos também classificá-lo pelas oportunidades culturais, tradicionais e históricas de um destino. Para que ele seja considerado sustentável basta ter o ato uma organização social ou bem comum que agregue a sociedade. Natureza, história, arte, artesanato, preservação, vivência, cultura…Todas essas palavras podem compor na prática esse tipo de turismo.
Cabo Frio investe e incentiva o Turismo Sustentável
Cabo Frio, assim como outros destinos no Brasil, vem apostando no Turismo Sustentável para aumentar os benefícios dos viajantes ao conhecer a cidade. A intenção é ajudar na redução de impactos negativos causados pelo excesso ou lotação no turismo, buscando uma vivência mais real da cidade. Assim, ao invés do viajante ficar o dia todo na mesma praia consumindo num quiosque, por exemplo, ele pode explorar um passeio de turismo náutico pelas ilhas para entender esse ecossistema, ou mesmo optar por fazer uma trilha no Morro do Vigia, entre as praias do Peró e das Conchas, e conhecer a fundo o Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb. Há diversas opções na cidade que praticam esse turismo mais humano e real.
Quando falamos da prática, podemos ainda colocar na lista oportunidades do viajante, a compra de objetos e mimos feitos por locais de forma artesanal, ao invés de souvenires vindos da China. Ou até mesmo a visita à algum bairro histórico, como o caso do bairro da Passagem que é datado do século 19 e acaba por preservar o legado de Cabo Frio. A cidade está entre as dez cidades mais antigas do Brasil, com 405 anos de existência, e apresenta um vasto apelo turístico na Região dos Lagos.