Você sabia que o trecho 2 da trilha TransCaboFrio já foi inaugurado e está a sua disposição?
Leia nosso post e conheça detalhes desse projeto!
A primeira parte da trilha TransCaboFrio já está à disposição daqueles que amam a natureza e gostam de realizar caminhadas por lugares inesquecíveis.
Esse projeto faz parte do corredor litorâneo da Rede Trilhas, uma iniciativa do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o objetivo de:
● preservar a vida selvagem,
● oportunizar a recreação dos visitantes,
● gerar empregos e renda.
A Rede Trilhas pretende ligar o Brasil inteiro, oferecendo uma estrutura adequada para turistas que buscam mais alternativas para vivenciar a natureza.
A TransCaboFrio terá 53 quilômetros de extensão, e o trecho 2 já está à disposição dos visitantes. Neste post, apresentamos o projeto de trilhas da cidade de Cabo Frio, além das belezas naturais que podem ser apreciadas.
Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O projeto TransCaboFrio
O projeto TransCaboFrio é parte integrante do Parque Estadual da Costa do Sol, criado pelo Decreto Estadual n.º 42.929, que assegura a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas das localidades.
O Parque abrange parte dos seguintes municípios da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro:
● Araruama,
● Armação dos Búzios,
● Arraial do Cabo,
● Cabo Frio,
● Saquarema,
● São Pedro da Aldeia.
Quais são os trechos da TransCaboFrio?
Após a conclusão do projeto, a trilha TransCaboFrio contará com sete trechos:
● Trecho 1 – Praia do Forte – 7 km,
● Trecho 2 – Boca da Barra – 2 km,
● Trecho 3 – Praia das Conchas – 3 km,
● Trecho 4 – Morro do Vigia – 1 km,
● Trecho 5 – Praia do Peró – 7 km,
● Trecho 6 – Fazenda Campos Novos – 20 km,
● Trecho 7 – Praia de Tamoios – 13 km.
Grande parte das praias de Cabo Frio é contemplada nessas trilhas, onde o visitante terá oportunidade de passar por áreas preservadas de restinga, lagoas, dunas e o costão rochoso.
Além disso, a caminhada também leva a importantes monumentos culturais, que foram tombados pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como:
● Forte São Mateus,
● Fazenda Campos Novos.
A estrutura do trecho 2
O trecho 2, que compreende a Boca da Barra, começa na Ogiva, seguindo pela Praia Brava, Ponta do Chapéu e Caverna dos Escravos.
Seguindo a tendência do turismo internacional, a trilha TransCaboFrio eleva a cidade a padrões de excelência mundial, possibilitando aos moradores e turistas experiências inesquecíveis.
As trilhas de caminhada e ciclismo estão sinalizadas com placas confeccionadas em madeira reaproveitada do deck do Mirante do Arpoador, portanto são sustentáveis.
Toda uma estrutura foi preparada para oferecer bons momentos aos visitantes e a expectativa é de que os outros trechos estejam liberados até o final de 2021, segundo a própria prefeitura.
Se você deseja conhecer Cabo Frio e aproveitar momentos agradáveis em contato com a natureza, venha para a trilha TransCaboFrio.
Para descansar e renovar as energias o ideal é uma boa hospedagem e para isso você pode contar com o Paradiso Peró Praia Hotel, onde o conforto, a modernidade e a sofisticação estão a sua disposição.
Acordar observando o pôr do sol em frente ao mar ou aproveitar o visual de uma trilha são programas que você e a sua família merecem, e com toda a segurança que nosso hotel pode proporcionar.
Para saber mais sobre nossa estrutura, acesse nosso site e conheça os detalhes!