Turismo Ecológico: Rio de Janeiro é referência para aventureiros
O turismo ecológico é uma boa pedida para quem gosta de conhecer paisagens encantadoras e entrar em contato com a natureza.
Esse tipo de prática envolve atividades que vão desde as mais leves, como caminhadas e mergulhos, até aquelas que envolvem mais adrenalina, como escaladas e montanhismo.
O objetivo central é promover a interação do turista com a natureza, para isso são bem-vindos tanto os mais experientes quanto os que ainda estão conhecendo o ecoturismo.
O Brasil, com sua paisagem natural exuberante, está repleto de destinos incríveis para quem tem vontade de conhecer as maravilhas do turismo ecológico, o Rio de Janeiro é um deles.
Continue a leitura e conheça alguns lugares que você não pode deixar de visitar!
Onde praticar turismo ecológico no Rio de Janeiro?
O Rio de Janeiro é destino de muitos turistas, de dentro e fora do Brasil, com suas águas azuis, montanhas, o clima ensolarado e seu clássico retrato do cenário brasileiro.
Mas não são só os monumentos, os edifícios e as praias que valem a pena ir. Pelo contrário, locais do turismo ecológico no Rio de Janeiro são de tirar o fôlego.
Pico do Perdido
O Pico do Perdido é um ponto menos conhecido, mas que merece a sua visita.
Ele fica localizado no Parque Nacional da Tijuca e conta com uma vista impressionante.
Além disso, ao longo da trilha há cachoeiras e riachos nos quais é possível mergulhar para se refrescar durante a caminhada.
A duração é de cerca de uma hora e meia, sendo que a maior parte do percurso é feita caminhando.
Há uma pequena escalada ao fim da atividade, mas o esforço é recompensado com a visão do pico.
Mirante do Caeté
O Mirante do Caeté fica localizado na Área de Proteção Ambiental da Prainha e é cercado pela Mata Atlântica.
Ou seja, uma boa opção para quem gosta de estar em meio à vegetação.
O maior atrativo é a visão impressionante, que inclui a Barra da Tijuca, a praia da Macumba, a Pedra do Pontal e o Recreio dos Bandeirantes.
Apesar de ser uma trilha um pouco mais exigente, sua duração é de menos de uma hora e o percurso também encanta quem passa por ele, tendo vista para a Prainha e o Morro dos Cabritos.
Cachoeira e Poços da Imperatriz
Para quem procura destinos mais reservados e com menos pessoas para aproveitar o contato com a natureza, a Cachoeira e os Poços da Imperatriz são uma boa opção.
A trilha para chegar à cachoeira não tem uma duração longa e durante o percurso é possível encontrar os poços, locais perfeitos para um mergulho refrescante.
Cachoeira dos Primatas
A Cachoeira dos Primatas fica localizada na mesma região que a Cachoeira da Imperatriz, no Horto Florestal.
Em épocas de chuva, essa cachoeira alcança um grande volume de água, aumentando a beleza do local.
Além disso, ela recebe esse nome porque ao longo da trilha que leva à cachoeira é possível dar de cara com micos que vivem na região.
Morro da Urca
O Morro da Urca é um destino bastante conhecido por sua proximidade em relação ao Pão de Açúcar.
O topo do morro tem vista para algumas das praias mais famosas do Rio de Janeiro, como Ipanema, Leblon e Copacabana.
É possível chegar através do bondinho, mas para quem busca uma experiência com o turismo ecológico, é possível subir através de uma trilha.
Circuito das Grutas
O Circuito das Grutas fica na Floresta da Tijuca e é conhecido por turistas do mundo todo por ser uma ótima oportunidade de praticar o turismo ecológico.
Além de passar por diversas grutas, que dão nome ao destino, o percurso conta com uma vista privilegiada do Rio de Janeiro e também com a Cascata Diamantina.
Certamente, essa é uma ótima opção para aqueles que estão procurando uma conexão com a natureza.
Agora que você conheceu novas possibilidades para praticar o turismo ecológico no Rio de Janeiro, leia nosso post sobre turismo sustentável em Cabo Frio!
Para saber mais sobre nossa estrutura, acesse nosso site e conheça os detalhes!