Turismo Ecológico: Peró, recanto e referência natural no Rio de Janeiro
Comemorando o Dia do Turismo Ecológico, descubra porque o Peró em Cabo Frio é um destino imperdível para a atividade no Rio de Janeiro.
No dia 1º de março, celebramos no Brasil o Dia do Turismo Ecológico. Você sabia?
Nesta data especial, lembramos dessa modalidade tão apaixonante de passeios e viagens, que também é conhecida como ecoturismo e tem crescido a cada ano, trazendo inúmeros benefícios para todos os envolvidos.
Para comemorar essa festividade, que tal então aprendermos mais sobre Turismo Ecológico e sobre como o Peró tem tudo a ver com ele? Vem com a gente!
Turismo ecológico: o que é e como funciona?
Por definição, o turismo ecológico (ou ecoturismo) é uma modalidade de turismo focada em atividades recreacionais, esportivas e educacionais em ambientes naturais, que ocorrem sempre de forma a preservar os patrimônios (como fauna, flora e cultura) do local visitado.
As origens do turismo ecológico remontam ao final da década de 1970, quando as preocupações com o desenvolvimento econômico acelerado, a degradação do meio ambiente e o crescimento do turismo de massa deram início a um movimento global que visava despertar a consciência ecológica através da atividade de viajar.
No Brasil, o ecoturismo teve início nos anos 1980, quando a Embratur começou a se interessar pela novidade que despontava no mundo, especialmente nos Estados Unidos. Impulsionada por encontros globais como o Eco-92 e pela criação de organizações como o Instituto EcoBrasil, a modalidade ganhou força em nossa nação, que sempre se destacou por suas maravilhas naturais.
Assim, enquanto o turismo convencional visa sempre a atração do maior número possível de turistas para um determinado lugar, resultando com frequência em produção de lixo, esgotamento dos recursos naturais e extinção cultural, o turismo ecológico pode até mesmo chegar a limitar o número de visitantes de um destino.
Isso porque o seu objetivo é minimizar o impacto da atividade turística sobre os mais diferentes ecossistemas sem prejudicar o seu valor, conscientizando todos os visitantes da necessidade constante de cuidarmos de nossa “casa comum”.
Peró: recanto e referência natural em turismo ecológico no Rio de Janeiro
Devido a sua riqueza de regiões, cada qual com muitas belezas naturais, o Brasil é um verdadeiro pólo para o turismo ecológico. Falando especificamente da região sudeste do país, podemos mencionar a Zona da Mata e os Caminhos do Cerrado em Minas Gerais e a Região Serrana e a Região dos Lagos no Rio de Janeiro como ótimos destinos para ter contato com a modalidade.
Localizado no coração da Região dos Lagos, o Peró é um dos bairros mais tradicionais da cidade de Cabo Frio, sendo uma referência para o turismo ecológico no Rio de Janeiro graças aos seus diversos atrativos naturais.
Além das famosas Praia do Peró e Praia das Conchas (a primeira, inclusive, é uma das poucas praias no mundo a contar com a certificação internacional Bandeira Azul, que atesta a qualidade da água e aspectos como segurança e sustentabilidade), visitantes podem conhecer as Dunas do Peró, um cenário paradisíaco localizado próximo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil.
Contendo vários ecossistemas observáveis repletos de vegetação nativa, as Dunas do Peró são um ótimo passeio para ter contato com a natureza e adquirir consciência ambiental. Já aqueles que desejam algo ainda mais aprofundado nesse sentido podem desbravar o local com a ajuda de um guia ou instrutor através da Trilha dos Lençóis do Peró, que recebeu esse nome devido à semelhança do lugar com os famosos Lençóis Maranhenses.
Aliás, por falar em trilhas ecológicas, são muitas as opções que envolvem o Peró. De modo especial, destacamos a Trilha do Morro do Vigia, por meio da qual é possível visualizar toda a extensão da Praia do Peró, e a Trilha TRANSCABOFRIO, que totaliza cerca de 54 quilômetros divididos em sete trechos que englobam áreas preservadas, costões rochosos e até monumentos culturais tombados pelo IPHAN, como o Forte São Mateus.
Além disso, é preciso mencionar a proximidade do Peró com outros destinos populares para ecoturismo, como a Ilha do Japonês e o Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange áreas remanescentes da Mata Atlântica em municípios como Arraial do Cabo, Armação de Búzios e, claro, a nossa querida Cabo Frio!
O melhor destino para o turismo ecológico em Cabo Frio!
Sabemos que o turismo é uma das atividades mais importantes da humanidade, responsável por gerar empregos, desenvolvimento e proteção para diversas localidades com a sua presença. Ao adicionar a preocupação com a natureza e tudo o que ela envolve à essa prática, o turismo ecológico torna-se não somente um diferencial, mas uma necessidade do mundo moderno.
Um dos destinos mais tradicionais do Rio de Janeiro e do Brasil para conferir na prática as vantagens dessa modalidade, o Peró pode ser conhecido com conforto e segurança a partir do Paradiso Peró Praia Hotel, um hotel premiado com o Traveller’s Choice 2022 e localizado de forma privilegiada na Praia do Peró, próximo às principais vias e pontos turísticos de Cabo Frio!
Portanto, nesta data especial, lhe convidamos a aproveitar o aprendizado e desfrutar conosco do melhor que o turismo ecológico pode oferecer: clique aqui e faça já a sua reserva!
Feliz Dia do Turismo Ecológico!